Pesquisar este blog

PARA FAZER COMENTÁRIOS, CLIQUE EM "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". PARTICIPE!

.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

REFLETINDO

Prepare o abre-alas do seu coração

João Ricardo Correia
Jornalista

        Há uma sensação diferente no ar. Sorrisos se derramam em todas as direções, lavando as mágoas, fazendo esquecer o liseu do meio do mês. Extravagâncias de todas as partes dão o tom do período, quando homem vira mulher e mulher vira homem, sem precisar gastar dinheiro com cirurgia plástica, nem correr o risco de se transformar em lobisomem.

        A hipocrisia fica escondida sob as fantasias. Máscaras encobrem rostos, às vezes, tão mascarados pela falta de caráter, pela cretinice, que só conseguem se misturar aos outros foliões assim. Falta coragem para sair de cara limpa.

        É o ser humano travestido, caricaturado, assumindo um papel, sendo ator, querendo provar a todo mundo, inclusive a ele próprio, que pode parecer feliz, nem que seja por um, dois, três, quatro dias por ano. Depois, tudo vira cinza na quarta-feira e a realidade volta sem piedade, crua.

        A festa mais popular do Brasil deixa iguais os que se dispõem a desviar da verdade, para encarar uma ficção multicolorida, que deixa, mesmo de maneira alegórica, o negro igual ao branco, o pobre igual ao rico. Carnaval é parecido com um tapete de retalhos, quando uma mistura medonha de tons e cores se dão as mãos para cumprir uma missão. Esse festejo grandioso é cheio de detalhes, tal qual um tabuleiro de xadrez, quando peões, reis, rainhas, cavalos, torres precisam se mexer direitinho, caso contrário colocam tudo a perder. Ah, e não podemos esquecer do bispo! Quantos deles não queriam abandonar os postos que assumem em suas religiões para soltar a franga nesses bailes verdes e amarelos!

        A vida é assim: um emaranhado de interesses, desejos, diferenças... O carnaval é muito semelhante aos bons e românticos laboratórios fotográficos, quando os fotógrafos entravam naquele ambiente quase totalmente escuro e dali viam nascer dos filmes seus personagens. Algumas imagens surgidas surpreendiam por suas características. Algumas pela beleza, outras pela feiúra, outras pela expressão facial e muitas, tantas, pelo poder quase mágico de mostrar algo que nem olhar sensível de quem apertou o obturador percebeu. As concentrações carnavalescas também denunciam situações antes inimagináveis.

        Corpos seminus misturam-se aos requebrados inocentes da menininha de quatro anos, já contagiada pelos sotaques tão variados dos instrumentos musicais. Idosos sorriem fechando os olhos, lembrando dos antigos carnavais. Jovens se entregam de corpo por qualquer preço, esquecendo de preservar a alma para o amanhã.

        O carnaval passará, a quarta-feira de cinzas chegará e a vida continua. Muito bom que é assim que sempre vai acontecer. O resultado de quem - ou o quê - você será depois dessa festança é a síntese do seu comportamento. Nada de falso moralismo, de puritanismo imbecil que se rende ao primeiro gole de bebida alcoólica. Mas também não podemos ultrapassar os limites do bom senso, sempre lembrando que não devemos oferecer ao próximo o que não gostaríamos que nos oferecessem.

        Um carnaval de muita paz para todo mundo. E que o seu coração sempre esteja com o abre-alas pronto para recepcionar as pessoas que te amam incondicionalmente, sem exigir fantasias.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

INTERAGINDO

O que é Psicoterapia?

Vivyanne Farias
Psicóloga (RN)


         A Psicologia acredita no poder de crescimento e transformação do homem, constituindo uma importante ferramenta de desenvolvimento e uma das suas formas de atuação é a Psicoterapia.

        A Psicoterapia é uma modalidade da atuação da psicologia que visa a ampliar a consciência do individuo em prol da saúde geral. Ela é um valioso recurso para lidar com o sofrimento humano por ser fonte de mudanças e compreensão das experiências da vida. Ao promover o autoconhecimento, ou seja, promover a percepção que o indivíduo tem de si mesmo, de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos, desenvolvemos habilidades para lidarmos com as dificuldades que nos afligem.

        A Psicoterapia fornece subsídios para que a pessoa entenda melhor suas características, potencialidades e limites, permitindo-lhe tomar para si o rumo da própria vida. Com ela aprendemos a lidar com o sofrimento, fortalecemos a capacidade de gerenciar escolhas pessoais e prevenimos a ocorrência de dificuldades psicológicas ainda maiores, pois são construídas e aprimoradas habilidades duradouras para a construção de uma vida mais saudável, com autonomia e a autenticidade.

Quando as pessoas fazem Psicoterapia?

        É comum que iniciemos uma Psicoterapia quando existe algum obstáculo no desenvolvimento pessoal que gere sofrimento e não conseguimos superá-lo.

        Todavia, podemos recorrer à Psicoterapia em qualquer momento em que sentirmos necessidade, bastando apenas reconhecermos a experiência subjetiva de sofrimento.

        Os motivos mais comuns são problemas de relacionamentos e conflitos (familiares, amorosos, profissionais); ansiedade, depressão, estresse, medos (fobias), síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, alterações do humor; dificuldades de concentração, memória e aprendizagem; transtornos psicopatológicos, dificuldades de auto-estima e auto-imagem, etc.

Relação terapêutica

        O estabelecimento de uma relação terapêutica segura é fundamental, pois implica num compromisso mútuo de respeito, compreensão e cuidado.

        Cabe ao psicólogo ser um facilitador das mudanças. Cabe ao cliente participar ativamente de seu processo de autoconhecimento e mudanças. Num clima de colaboração genuína, cliente e psicólogo trabalham juntos, escolhem metas terapêuticas e desenvolvem planos para transformações.

        Vale ressaltar que o comprometimento e a periodicidade do tratamento constituem pilares importantes para o êxito da Psicoterapia.

        Reconhecer a necessidade de ajuda terapêutica significa considerar os próprios limites e desafiar-se a crescer.

        Cuidar-se é escolher construir a própria história.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

REPORTANDO

Correios lança campanha contra aids


        O Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançaram na manhã de ontem, na Agência Central dos Correios em Brasília, uma campanha inédita no Brasil intitulada “Correios contra a Aids”, como parte de uma ação mundial de prevenção à doença.

        A solenidade de lançamento contou com as presenças do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio; do coordenador do UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer; do diretor adjunto da OIT no Brasil, Christian Ramos Veloz; além de dirigentes da UNI Global Union e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).


        O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destacou que os Correios são um “parceiro de peso” para a campanha, tendo em vista sua forte presença nacional e a credibilidade alcançada junto à população brasileira. “Quando um exército de trabalhadores tão respeitados se alia a essa luta, ganhamos um aliado poderoso”, disse. O ministro fez, ainda, uma analogia, destacando a eficiência dos serviços dos Correios: “Esperamos que essa campanha chegue às casas dos brasileiros tão rápido quanto o Sedex 10”.

        O presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, lembrou que a ECT é uma empresa 100% da União, portanto pertence à sociedade. Destacou, ainda, que a ECT vem sendo apontada como instituição brasileira de maior credibilidade, há oito anos, pela revista Seleções e há dois anos pela revista Época Dinheiro. “Nada mais justo do que uma empresa pública como os Correios devolver esse reconhecimento por meio da prestação de serviço, com a nossa força de trabalho ajudando a população brasileira a receber informações sobre esse tema tão importante”, afirmou Custódio.

        No Brasil, o lançamento ocorre estrategicamente na semana que antecede o carnaval. Em uma primeira fase, os materiais da campanha serão distribuídos no Distrito Federal e em regiões prioritárias no Amazonas e na Bahia, estados onde as agências das Nações Unidas atuam conjuntamente no combate à aids.

        Cerca de 120 agências dos Correios participam da campanha, que incluirá a oferta de cartões postais com abordagens bem-humoradas de questões relacionadas ao HIV/aids, a distribuição de 15 mil folders e mil cartazes. A campanha conta também com o envio de cerca de 800 mil mensagens por mala direta postal domiciliária, além de um carimbo comemorativo, lançado no evento desta terça-feira. A meta para 2012 é fazer das mais de 12 mil agências dos Correios de todo o Brasil pontos estratégicos para distribuição de material informativo sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e à aids.

        A campanha, lançada em julho de 2009, é promovida em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), o Ministério da Saúde, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a União Postal Universal (UPU) o Sindicato Global dos Trabalhadores Postais (UNI Global Union) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT).

        O Brasil é um dos sete países que participam da campanha piloto, além de Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria. As Agências de Correios são responsáveis pela distribuição de material informativo sobre prevenção para a população em geral e para os trabalhadores dos Correios. Para uma segunda fase, a OIT preparará kits com informações sobre o HIV e aids para os trabalhadores dos Correios. Na terceira fase, planejada para 2011, a UPU promoverá a distribuição de um selo em alusão aos 30 anos da descoberta do vírus da aids.

        O site criado para a campanha (www.correioscontraaids.org.br) apresenta seus elementos de maneira lúdica e interativa, informando sobre os vários aspectos das DST/aids: formas de contágio, prevenção, questões ligadas à discriminação, etc. O site também traz um jogo de perguntas e respostas que indica se o participante precisa fazer ou não o teste de HIV.

        Em razão da abrangência mundial da campanha, o tema da edição de 2010 do Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado anualmente pela UPU, será "Escreva uma carta a alguém para dizer-lhe porque é importante falar da aids e se proteger dela". O tema foi lançado no dia 9 de outubro de 2009, por ocasião das comemorações do Dia Mundial dos Correios. O concurso é destinado a estudantes de 9 a 15 anos de idade que estejam matriculados em escolas das redes pública e privada de ensino. (Assessoria de Imprensa da ECT)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ANOTANDO


EXECUÇÃO
Ninguém fique surpreso se for comprovada a participação de policiais no extermínio de dois casais de comerciantes chineses, encontrados mortos domingo passado, na cidade de Macaíba, na Grande Natal.


PISCA PISCA
A Cosern precisa explicar, detalhadamente, o que tem ocorrido em Parnamirim. A terceira maior cidade do Rio Grande do Norte vive sofrendo com a falta de energia elétrica. Há cerca de 10 dias, houve uma espécie de “apagão”. Ontem, alguns bairros ficaram sem luz do meio da tarde até por volta das 18h30. E o pior: o serviço era restabelecido e suspenso em seguida, por diversas vezes. Era um pisca pisca só.


INTERAÇÃO
Agradeço a Marcílio Pinheiro (MP Contabilidade e Advocacia - Natal/RN) pelo e-mail tão bacana a respeito deste blog.

CONSTATAÇÃO
Jornalista Vicente Serejo lembrou muito bem, em sua coluna d’O Jornal de Hoje. Se o governo do RN vive alegando que não tem como melhorar os salários de algumas categorias, entre elas os médicos, onde danado arranjou grana para bancar shows na praia, para animar multidões e servir de palanque para os pré-candidatos, às vésperas da eleição?


 
ROTINA
Os arrombamentos de residências continuam no bairro do Parque de Exposições II, em Parnamirim, bem pertinho do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, onde todos os anos acontece a tradicional “Festa do Boi”. Toda semana, pelo menos dois casos são registrados. Os ladrões agem, principalmente, durante a “luz do dia”. Semana passada, um deles roubou um botijão de gás e saiu oferecendo no quarteirão vizinho.


 
SINDICALISTA
Presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Rio Grande do Norte, Rossini Braulino, diretor do Grupo Central (RN), esteve semana passada em Brasília, discutindo com colegas de outros Estados os rumos que o setor tomará em breve.


AMPLIANDO
Advogado norte-rio-grandense Arcelino Fernandes acaba de chegar de Goiás, onde ampliou negócios e concretizou parceria com advogados goianos.

VOANDO

Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, recuou e proibiu construções de “espigões” em Ponta Negra, alegando ter concordado com a recomendação do Ministério Público. Com essa decisão, a “Borboleta”, como é chamada pelos correligionários, desagradou grande parte do empresariado potiguar. “Ela vai ver se ambientalista vai votar nela, quando for candidata novamente. Os empresários vão saber bem dar a resposta”, disse um construtor ao Criando Pauta.

VIROSE

Hospitais de Natal estão lotados com crianças acometidas de uma virose que provoca febre, diarreia e vômito. Menos mal é que três, quatro dias depois, tudo volta ao normal.

FM

Felinto Filho, diretor da 98 FM (Natal), coloca uma nova emissora no ar. Por enquanto, a frequência é 89,9; mas também consegue ser sintonizada no 89,7 ou 89,8. Por causa dessa “confusão”, ainda não foi feito o lançamento oficial. Diferentemente da 98, que toca o que a maioria das outras rádios do RN tocam - 90% de forró e 10% de música -, a 89 promete percorrer gêneros musicais para agradar a todas as idades. Vamos aguardar.

AM

Rádio Clube AM continua com excelente audiência, das 8 ao meio-dia, quando está no ar, de segunda à sexta-feira, o comunicador Salatiel de Souza, com o “Show da Clube”. Vale a pena conferir.

FISCALIZAÇÃO

As empresas que ainda não têm deveriam realizar auditorias em suas redes de computadores, para evitar que o rendimento da equipe seja comprometido por causa de muitas pessoas que passam a maior parte do tempo, literalmente, jogando tempo fora em programas de bate-papo e em sites de relacionamento. O que tem de patrão pagando para que seus empregados se divirtam no MSN e no Orkut...

PARTICIPE

O Criando Pauta está esperando sua participação. Qual sua opinião sobre o blog? Tem alguma sugestão de pauta? Algum artigo que gostaria de publicar? Envie sua mensagem para o criandopauta@hotmail.com. Será um prazer receber o seu recado.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

COMUNICANDO

        Problemas técnicos impediram a atualização do blog, nesta manhã. A expectativa é que amanhã volte ao normal. E na segunda-feira próxima, matéria exclusiva sobre o Circo Grock.

        Uma excelente semana a todos e obrigado pelo acesso.