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quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

REPORTANDO

Correios lança campanha contra aids


        O Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançaram na manhã de ontem, na Agência Central dos Correios em Brasília, uma campanha inédita no Brasil intitulada “Correios contra a Aids”, como parte de uma ação mundial de prevenção à doença.

        A solenidade de lançamento contou com as presenças do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio; do coordenador do UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer; do diretor adjunto da OIT no Brasil, Christian Ramos Veloz; além de dirigentes da UNI Global Union e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).


        O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destacou que os Correios são um “parceiro de peso” para a campanha, tendo em vista sua forte presença nacional e a credibilidade alcançada junto à população brasileira. “Quando um exército de trabalhadores tão respeitados se alia a essa luta, ganhamos um aliado poderoso”, disse. O ministro fez, ainda, uma analogia, destacando a eficiência dos serviços dos Correios: “Esperamos que essa campanha chegue às casas dos brasileiros tão rápido quanto o Sedex 10”.

        O presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, lembrou que a ECT é uma empresa 100% da União, portanto pertence à sociedade. Destacou, ainda, que a ECT vem sendo apontada como instituição brasileira de maior credibilidade, há oito anos, pela revista Seleções e há dois anos pela revista Época Dinheiro. “Nada mais justo do que uma empresa pública como os Correios devolver esse reconhecimento por meio da prestação de serviço, com a nossa força de trabalho ajudando a população brasileira a receber informações sobre esse tema tão importante”, afirmou Custódio.

        No Brasil, o lançamento ocorre estrategicamente na semana que antecede o carnaval. Em uma primeira fase, os materiais da campanha serão distribuídos no Distrito Federal e em regiões prioritárias no Amazonas e na Bahia, estados onde as agências das Nações Unidas atuam conjuntamente no combate à aids.

        Cerca de 120 agências dos Correios participam da campanha, que incluirá a oferta de cartões postais com abordagens bem-humoradas de questões relacionadas ao HIV/aids, a distribuição de 15 mil folders e mil cartazes. A campanha conta também com o envio de cerca de 800 mil mensagens por mala direta postal domiciliária, além de um carimbo comemorativo, lançado no evento desta terça-feira. A meta para 2012 é fazer das mais de 12 mil agências dos Correios de todo o Brasil pontos estratégicos para distribuição de material informativo sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e à aids.

        A campanha, lançada em julho de 2009, é promovida em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), o Ministério da Saúde, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a União Postal Universal (UPU) o Sindicato Global dos Trabalhadores Postais (UNI Global Union) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT).

        O Brasil é um dos sete países que participam da campanha piloto, além de Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria. As Agências de Correios são responsáveis pela distribuição de material informativo sobre prevenção para a população em geral e para os trabalhadores dos Correios. Para uma segunda fase, a OIT preparará kits com informações sobre o HIV e aids para os trabalhadores dos Correios. Na terceira fase, planejada para 2011, a UPU promoverá a distribuição de um selo em alusão aos 30 anos da descoberta do vírus da aids.

        O site criado para a campanha (www.correioscontraaids.org.br) apresenta seus elementos de maneira lúdica e interativa, informando sobre os vários aspectos das DST/aids: formas de contágio, prevenção, questões ligadas à discriminação, etc. O site também traz um jogo de perguntas e respostas que indica se o participante precisa fazer ou não o teste de HIV.

        Em razão da abrangência mundial da campanha, o tema da edição de 2010 do Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado anualmente pela UPU, será "Escreva uma carta a alguém para dizer-lhe porque é importante falar da aids e se proteger dela". O tema foi lançado no dia 9 de outubro de 2009, por ocasião das comemorações do Dia Mundial dos Correios. O concurso é destinado a estudantes de 9 a 15 anos de idade que estejam matriculados em escolas das redes pública e privada de ensino. (Assessoria de Imprensa da ECT)

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