Pesquisar este blog

PARA FAZER COMENTÁRIOS, CLIQUE EM "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". PARTICIPE!

.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

INTERAGINDO

O que é Psicoterapia?

Vivyanne Farias
Psicóloga (RN)


         A Psicologia acredita no poder de crescimento e transformação do homem, constituindo uma importante ferramenta de desenvolvimento e uma das suas formas de atuação é a Psicoterapia.

        A Psicoterapia é uma modalidade da atuação da psicologia que visa a ampliar a consciência do individuo em prol da saúde geral. Ela é um valioso recurso para lidar com o sofrimento humano por ser fonte de mudanças e compreensão das experiências da vida. Ao promover o autoconhecimento, ou seja, promover a percepção que o indivíduo tem de si mesmo, de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos, desenvolvemos habilidades para lidarmos com as dificuldades que nos afligem.

        A Psicoterapia fornece subsídios para que a pessoa entenda melhor suas características, potencialidades e limites, permitindo-lhe tomar para si o rumo da própria vida. Com ela aprendemos a lidar com o sofrimento, fortalecemos a capacidade de gerenciar escolhas pessoais e prevenimos a ocorrência de dificuldades psicológicas ainda maiores, pois são construídas e aprimoradas habilidades duradouras para a construção de uma vida mais saudável, com autonomia e a autenticidade.

Quando as pessoas fazem Psicoterapia?

        É comum que iniciemos uma Psicoterapia quando existe algum obstáculo no desenvolvimento pessoal que gere sofrimento e não conseguimos superá-lo.

        Todavia, podemos recorrer à Psicoterapia em qualquer momento em que sentirmos necessidade, bastando apenas reconhecermos a experiência subjetiva de sofrimento.

        Os motivos mais comuns são problemas de relacionamentos e conflitos (familiares, amorosos, profissionais); ansiedade, depressão, estresse, medos (fobias), síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, alterações do humor; dificuldades de concentração, memória e aprendizagem; transtornos psicopatológicos, dificuldades de auto-estima e auto-imagem, etc.

Relação terapêutica

        O estabelecimento de uma relação terapêutica segura é fundamental, pois implica num compromisso mútuo de respeito, compreensão e cuidado.

        Cabe ao psicólogo ser um facilitador das mudanças. Cabe ao cliente participar ativamente de seu processo de autoconhecimento e mudanças. Num clima de colaboração genuína, cliente e psicólogo trabalham juntos, escolhem metas terapêuticas e desenvolvem planos para transformações.

        Vale ressaltar que o comprometimento e a periodicidade do tratamento constituem pilares importantes para o êxito da Psicoterapia.

        Reconhecer a necessidade de ajuda terapêutica significa considerar os próprios limites e desafiar-se a crescer.

        Cuidar-se é escolher construir a própria história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário