Pesquisar este blog

PARA FAZER COMENTÁRIOS, CLIQUE EM "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". PARTICIPE!

.

quinta-feira, 18 de março de 2010

COMUNICANDO

        O CRIANDO PAUTA passa por alterações, em consonância com os leitores, que demonstraram interesse na postagem de mais notas, como acontece às terças-feiras, com o ANOTANDO. Portanto, de segunda à quinta-feira, serão publicadas essas notícias curtas, permanecendo a sexta-feira com o REFLETINDO, quando é publicado um texto maior. Entretanto, como em toda regra há exceção, o CRIANDO PAUTA não fica impedido de, vez por outra, continuar publicando entrevistas e artigos. A missão permanece a mesma: informar, criar pautas, provocar discussões, abrir espaço para os internautas.

        Agradecemos a atenção, os acessos e esperamos continua contando com sua participação.

        João Ricardo Correia
              Editor
ANOTANDO

ABSURDO
Enquanto a politicagem sebosa toma conta dos debates políticos, o Rio Grande do Norte assiste a Escola Estadual Hegésippo Reis, no bairro de Nova Descoberta, zona Sul de Natal, não começar o ano letivo por causa da falta de professores. E a governadora Wilma de Faria é professora! Imagine se não fosse.

DEFASAGEM
Natal sofre com a falta de vagas em unidades de terapia intensiva (UTI). Ontem, um conhecido jornalista da cidade sofreu para achar onde internar seu pai, mas até pouco antes da meia-noite não havia encontrado. Nem nos hospitais privados, nem nos públicos.

AMARELOU
A paisagem de alguns pontos de Natal, como a Praça Cívica e a praia dos Artistas, está feia, com plantas maltratadas, folhas amareladas e onde tinha grama, resta areia. E é porque a prefeita Micarla de Sousa é do Partido Verde.

DESGOVERNO
A Loteamento Nordelândia, na zona Norte, é um retrato, sem maquiagem, de como o povo pobre é tratado pelos políticos em Natal. Falta água, posto de saúde, posto policial, o transporte público é deficiente e muitas ruas viraram lixões.

ENQUANTO ISSO
Natal continua disposta a ser subsede da Copa do Mundo de 2014, garantindo que tem recursos de 300 milhões de reais para gastar nas obras exigidas pela Fifa. É o cúmulo da insensatez.

ALERTA
Ler é um exercício para a mente e torna o indivíduo mais capacitado para a prática de bons atos.

CONSTATAÇÃO
A pressa é a inimiga da perfeição e a preguiça é a amiga do capeta.

COLEGUISMO
Um coronel PM do Rio Grande do Norte anda com um cheque sem fundo, asssinado por um colega, datado de agosto de 2009, mostrando como um troféu da desonestidade do “companheiro”.

FALTA DE HABILIDADE
Pegou muito mal para o vice-governador do RN, Iberê Ferreira de Souza, ter anunciado a exoneração do secretário de Comunicação do governo, Rubens Lemos Filho, num programa de rádio. Rubens Filho é um dos principais aliados da governadora Wilma de Faria e não merecia esse tratamento por parte de Iberê, que deseja ser eleito governador em outubro, mas até agora não tem nem vice e tem pela frente duas pedreiras: a senadora Rosalba Ciarlini, que sorrir até topa na calçada, e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

DÚVIDA
Alguém já viu um sorriso mais sem graça e falso que o do governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato a presidente da República pelo PSDB?

quarta-feira, 17 de março de 2010

REPORTANDO

Indenizações por doenças causadas por cigarros prescrevem em cinco anos

Da Agência Brasil

        Brasília – A partir de agora, indenizações por doenças decorrentes do tabagismo prescreverão em cinco anos a contar do conhecimento do dano e de sua autoria. A decisão foi tomada ontem pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), baseada no caso de um consumidor de 62 anos de idade, que começou a fumar aos 15 anos e pedia indenização à fabricante brasileira de cigarros Souza Cruz por danos morais e materiais por ter desenvolvido doenças decorrentes do tabagismo.

        Segundo o consumidor, a publicidade abusiva e enganosa por parte da Souza Cruz incentivou o seu consumo sem esclarecimentos quanto ao potencial viciante da nicotina e quanto aos possíveis danos causados à saúde dos usuários da droga.

        A causa foi julgada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que se baseou no diagnóstico médico de que o autor da ação deveria parar de fumar em 1994 e conclui que a ação indenizatória prescreveria em 20 anos.

        A fabricante de cigarros recorreu ao STJ com a alegação de que a decisão violava vários artigos do Código de Processo Civil e do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

        Para o relator do processo, o ministro Fernando Gonçalves, o prejuízo físico experimentado pelo consumidor, decorrente dos "vícios de segurança e de informação" – má orientação e riscos de utilização do produto – é regulado pelo CDC, o qual, prevê no Artigo 27, que "prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e da sua autoria".

        Em seu voto, Fernando Gonçalves disse que o autor foi avisado que deveria parar de fumar em 1994, sob pena de morte prematura. “É desta data que deve se iniciar a contagem do prazo, pois nesse momento já foi verificada a existência de problemas causados pelo uso do cigarro”.

        Como a ação foi proposta em 2000, o Tribunal, por maioria, acolheu o recurso da Souza Cruz, reconheceu a prescrição e extinguiu o processo.

terça-feira, 16 de março de 2010

ANOTANDO

JORNALISMO
A edição de ontem à tarde d’O Jornal de Hoje trouxe uma excelente matéria, assinada pelo jornalista Wagner Guerra, denunciando que o diretor de um posto de saúde, na zona Norte de Natal, mesmo sem ser médico, dava receitas e solicitava exames clínicos.

RESULTADO
No começo da tarde, antes mesmo da edição chegar às bancas, a movimentação já era grande na Unidade de Saúde da Família da Pompéia. O nome do diretor: João Maria Irmão.

INTERAÇÃO
Jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti, que honra a classe pelo seu caráter, continua acessando este blog. Para a felicidade da equipe.

INTERAÇÃO 2
O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, Carlos Santiago Filho, é mais um a acessar este espaço. Valeu!

ABSURDO
Natal é uma cidade capenga, que vive sendo vendida como um paraíso para os turistas, mas maltrata seus cidadãos com a falta de um planejamento no trânsito, o sistema de saúde pública é falho, faltam espaços para a prática de esportes e ainda se fala em gastar 300 milhões de reais para sediar algumas partidinhas da Copa do Mundo de 2014.

ABSURDO 2
A alegação é que a cidade será vista por dois bilhões de pessoas, durante o evento. E depois? Quem viver verá. O sofrimento continuará o mesmo. A falta de bom senso impera por aqui, infelizmente.

OLHO ABERTO
A Polícia Federal está investigando, há mais de dois anos, um esquema grandioso de fraude no Rio Grande do Norte, que passa pelo tráfico de drogas. Tem gente que adora aparecer em coluna social que já foi mais filmado que a turma do Big Brother Brasil.

EXCLUSIVO
Deus é único. Capaz de perdoar todos os pecados, Ele não evita que os seus filhos cometam erros, porque o livre arbítrio está aí para testar a habilidade que cada um de nós tem diante do exercício da vida.

TERRA DE NINGUÉM
Indústrias poluem o bairro do Parque de Exposições II, em Parnamirim, sem que a prefeitura tome nenhum providência. A Zani Madeiras joga pó de serra em várias casas, inclusive de um galpão que serve de depósito, na esquina da rua Silvia Bandeira de Melo com a rua Parque Antártica. No quarteirão da frente, uma fábrica de caçambas para entulhos faz um barulho tremendo. E fica tudo por isso mesmo. Viva a continuação da administração de Agnelo Alves, nas mãos de Maurício Marques!

PROSTITUIÇÃO
Moradores da rua Interdentor Teodósio Paiva, no bairro de Dix-sept Rosado, zona Oeste de Natal, reclamam da presença constante de prostitutas, pela manhã, tarde e noite, quando o local também serve como ponto para travetis, já perto da rua dos Caicós.

VICE
O vice-governador do RN, Iberê Ferreira de Souza, assume o governo em abril próximo e disputará a eleição para o cargo, em outubro. Até agora, a dificuldade tem sido encontrar alguém para querer ser o vice. Como sugestão, bem que poderiam colocar o Vasco da Gama. Pense num time que adora ser vice.

CONVITE
Participe do Criando Pauta. Mande e-mail com notícias, sugestões, dicas de pauta, críticas, opiniões, artigos.. Anote: criandopauta@hotmail.com