Pesquisar este blog

PARA FAZER COMENTÁRIOS, CLIQUE EM "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". PARTICIPE!

.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ENTREVISTANDO

Futebol americano ganha espaço no Rio Grande do Norte 

        Nos últimos tempos, o "futebol americano", aquele jogo aparentemente complicado, onde jogadores se esbarram e trocam empurrões atrás de uma bola compida ganhou espaço no Rio Grande do Norte. O Criando Pauta entrevista o presidente do Ponta Negra Bulls, advogado Thiago Gomes da Silva, que aos 25 anos de idade é praticante dessa modalidade esportiva e fala um pouco sobre ela.
        Atualmente, o Rio Grande do Norte é respeitado no Brasil inteiro, sediou o mais recente campeonato do Nordeste, em dezembro de 2009 no Sesi Clube, que contou com a presença de oito equipes. O Estado teve dois representantes na final, sagrando-se campeão o Ponta Negra Bulls e o vice-campeão Natal Scorpions. O presidente da Associação Nordestina de Futebol Americano (Anefa) é Allyson Luís, diretor do Ponta Negra Bulls, e o vice é Armando Júnior, presidente do Mossoró Petroleiros.

Criando Pauta -  Qual a equipe que você preside e como surgiu?
Thiago Silva - Presido presidente do Ponta Negra Bulls, time no qual faço parte há dois anos, desde que ele passou por uma divisão e começou a escrever uma nova história no esporte.



CP -  Por que praticar o futebol americano, justamente no Brasil, que não tem essa tradição e, mais particularmente ainda numa cidade como Natal?
TS – No meu caso, em particular, sempre fui praticante de esportes e conheci o futebol americano através de amigos que me convidaram a ver um jogo de um dos times aqui da capital. A partir desse jogo, por ser um esporte novo para mim, comecei a criar curiosidade sobre a prática e resolvi conhecer de perto.

CP -  Como as pessoas reagem quando sabem sobre esse esporte na capital do Rio Grande do Norte? Elas discriminam? Buscam mais informações, demonstram interesse?
TS – Quando falamos que praticamos esse esporte, a primeira reação das pessoas é perguntar se estamos loucos. As pessoas, em geral, pensam que o futebol americano é um esporte exclusivamente de muito contato, específico para pessoas de porte físico avantajado. Em contrapartida, o interesse pelo esporte é muito grande, as pessoas sempre se mostram muito curiosas no assunto, independente da idade.

CP -  Como se dá uma partida do futebol americano? Tem quantos tempos, quantos jogadores por equipe, qual o objetivo...?
TS – Um time de futebol americano é subdivido em três grupos de jogadores, o time de ataque, o time de defesa e o time para jogadas especiais. Cada grupo entra em campo com 11 jogadores e as jogadas recebem o nome de “descidas”. O objetivo de cada descida é alcançar dez jardas e dar seguimento no jogo até que se chegue a “end zone”, local onde se efetua o “touchdown”, que é o objetivo maior do jogo e equivale ao gol do futebol convencional; outra forma de pontuar no jogo é através do “field goal”, que é uma jogada de chute. O jogo é dividido em quatro quartos de 15 minutos cada e tem início com um chute chamado de “kick off”; porém a duração do jogo pode chegar a quatro horas de disputa. Ao final dos quatro quartos, se persistir o empate, teremos a prorrogação até que se conheça um vencedor.

CP - Desde quando se pratica esse esporte aqui no RN? Existe uma Federação? Quantas equipes existem aqui? Já houve quantos campeonatos no Estado? Quem ganhou mais títulos? E quem está em segundo lugar?
TS - No Rio Grande do Norte, o futebol americano ainda está engatinhando. O esporte é praticado há aproximadamente quatro anos aqui na capital e no interior apenas Mossoró já apresenta um time com condições de jogo. Temos no total 12 times, sendo sete times adultos, três times juniores e dois times femininos. A nível de competição, tivemos apenas dois campeonatos estaduais, conhecidos como RN Bowl, e ambos ganhos pelo Ponta Negra Bulls. Outros times que merecem destaque são Mossoró Petroleiros, atual vice-campeão estadual e o Calangos Negros de Natal, time mais antigo do Estado.

CP -  Mulher também pratica essa modalidade esportiva?
TS – O interesse das meninas ainda é bastante tímido, mas existem times femininos, sim. Talvez o preconceito ainda seja o maior empecilho para o crescimento da prática entre as meninas, mas a cada dia a procura aumenta mais.

CP - Onde os jogadores praticam o futebol americano em Natal? Onde são os treinamentos? Já é uma modalidade profissional?
TS – Em Natal, o futebol americano começou a ser jogado na praia e até hoje os times mantém a tradição de treinar sempre em campos de areia, principalmente pela dificuldade de encontrar campos gramados disponíveis para a pratica desse esporte, apesar de o nosso campeonato estadual ser disputado inteiro em campo com grama.

CP -  Aparentemente, com tantos solavancos, quedas, batidas, o futebol americano seria “violento”. Qual sua opinião sobre isso?
TS – Eu diria que o futebol americano não é um jogo violento, mas com certeza é um jogo duro. Algumas pessoas se surpreendem quando vêem um jogo pela primeira vez, pois constatam que o futebol americano é uma prática muito mais de estratégia do que de força física.

CP - Basicamente, quais os equipamentos usados no jogo? Eles são comprados aqui ou importados? Qual o custo, médio, por jogador?
TS – O futebol americano é um esporte que custa caro praticar. Pra praticá-lo, é necessário o uso de um capacete, um colete protetor e uma calça, sendo todos materiais fabricados especificamente para esse esporte. Em nosso Estado, nós não encontramos esse material disponível em lojas, então a solução é importá-lo, o que eleva o valor final do equipamento. No final, cada jogador pode chegar a gastar mais de mil reais em um equipamento novo, porém no Brasil nós já encontramos formas alternativas de adquri-lo por um valor bem mais baixo, podendo chegar a até 550 reais um equipamento de segunda mão recondicionado.

CP As empresas daqui demonstram interesse em patrocinar as equipes? Quem está patrocinando?
TS – Infelizmente, as empresas locais ainda não abriram os olhos para o esporte e toda ajuda que conseguimos é através de pequenas empresas de amigos que se solidarizam com a luta dos times e procuram ajudar da forma possível.

CP - Quem quiser mais informações sobre o futebol americano, como buscá-las aqui no RN? Telefone, e-mail, site...?
TS – A nível estadual, o maior canal de divulgação do esporte é no Orkut, através da comunidade oficial do campeonato estadual (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=50206824 ) e das comunidades dos times. Outros pontos de informações são os sites das equipes (www.pnbuls.com e www.calangosnegros.com ). Para entrar em contato com o Ponta Negra Bulls, o interessado pode procurar o nosso diretor de Marketing e Comunicação, Fabio Ewerton, através do e-mail fabioewerton@hotmail.com e pelo telefone (84) 8879-6092.

CP - Qual o perfil dos jogadores?
TS – O futebol americano é o mais democráticos dos esportes. É um esporte no qual podem jogar juntos gordos e magros, altos e baixos, fortes e franzinos. Não tem um modelo de atleta a ser seguido, a única exigência é ter alma de guerreiro para encarar o desafio.

Um comentário:

  1. O Ponta Negra Bulls está de portas abertas para receber aqueles que tenham interesse em conhecer o esporte.

    ResponderExcluir